Segunda-feira, 25 de Maio de 2009

ATENTADOS AMBIENTAIS

Sou fã de desportos (não motorizados) ao ar livre. Pratico desporto regularmente para manter a forma física e mental . Quem tem o privilégio como eu, de poder usufruir do contacto com a Natureza, não pode concordar com autênticos atentados contra ela, praticados por alguns pseudo-desportistas. Não se vislumbra nas imagens seguintes qualquer vestígio de respeito por parte da organização desta prova de BTT, quer para com a propriedade privada, quer para com o ambiente.

 

 (clique na imagem para ampliar) 

 

Quem vai retirar estes plásticos? A organização, os proprietários ou a natureza "vai comê-los"?

 

(clique na imagem para ampliar) 

 

Crime ambiental e contra a propriedade privada! Esta placa está presa à árvore (oliveira em crescimento) através de parafusos de ferro. Não é a única! Há outras placas aparafusadas a árvores durante todo o trajecto!

 

Meus Senhores: sabe bem "cagar" e "mijar" ao ar livre. É saudável para o ser humano e a Natureza agradece. Mas... parafusos?

 

Poderia enumerar aqui várias considerações de índole ética e perguntar por exemplo quem autorizou este serviço. Se esta organização de BTT é dona e senhora dos sítios por onde quer passar. Se obtiveram autorização junto dos proprietários dos terrenos e das árvores (para esta eu tenho resposta: não, não pediram). Mas fiquemos por aqui com votos de maior inteligência e educação ambiental.

 

Já agora fica uma sugestão: há manuais que ensinam como lidar com a Natureza. Não são caros... qualquer bicicleta barata custa, cem vezes mais. Comprem uns livrinhos e adquiram por baixo preço, alguma educação ambiental!

publicado por O Contribuinte às 21:07
link do post | comentar | favorito
|
15 comentários:
De Nuno a 28 de Maio de 2009 às 15:23
Olá,
Antes demais, estou a comentar este post , porque participei nesta prova e não conheço ninguém na organização.

Não concordo com o que disseste ...quase que injuriar a organização. Pois tiras-te as fotos no dia 19 de Maio de 2009 e a prova ia ser no dia 24 de Maio de 2009.
Pelo que reparei, publicas-te este post no dia 25 de Maio...isto quer dizer que passou apenas um dia depois da prova, é claro que limpar o percurso todo num dia é complicado...Não entendo o que te motivou a publicar tais fotos acompanhadas de uma opinião pessoal sem razão.
Para a próxima, antes de o fazeres certifica-te se não está para haver uma prova na zona. Porque como é obvio e que está ligado a este desporto, sabe que estas marcações têm que ser feitas com antecedência e ás vezes ainda se tem que verificar no mesmo dia se elas não foram roubadas...
Quantos aos parafusos nas arvores, não te preocupes, duvido que elas morram...ficam apenas com cicatrizes . Concordo que não é bonito ver este tipo de fixações. Parece que foi a única coisa acertada que disseste neste post .

Sugiro que publiques este post no [Rescaldo]IV PASSEIO BTT "CAMINHOS DO TREMOÇO" - CADIMA - No Forumbtt , aqui fica o link : http :/ www.forumbtt.net index.php topic,58522.msg611677.html#msg611677 ou http :/ www.casapovocadima.com /

Assim podes falar de uma forma directa com a organização e com todos os bttistas ...para quem teve cara de escrever isto, também deve ter cara para falar com a organização, a fim de esclarecer os ATENTADOS AMBIENTAIS.

Cumprimentos,
Nuno Marques
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá, <BR>Antes demais, estou a comentar este post , porque participei nesta prova e não conheço ninguém na organização. <BR><BR>Não concordo com o que disseste ...quase que injuriar a organização. Pois tiras-te as fotos no dia 19 de Maio de 2009 e a prova ia ser no dia 24 de Maio de 2009. <BR>Pelo que reparei, publicas-te este post no dia 25 de Maio...isto quer dizer que passou apenas um dia depois da prova, é claro que limpar o percurso todo num dia é complicado...Não entendo o que te motivou a publicar tais fotos acompanhadas de uma opinião pessoal sem razão. <BR>Para a próxima, antes de o fazeres certifica-te se não está para haver uma prova na zona. Porque como é obvio e que está ligado a este desporto, sabe que estas marcações têm que ser feitas com antecedência e ás vezes ainda se tem que verificar no mesmo dia se elas não foram roubadas... <BR>Quantos aos parafusos nas arvores, não te preocupes, duvido que elas morram...ficam apenas com cicatrizes . Concordo que não é bonito ver este tipo de fixações. Parece que foi a única coisa acertada que disseste neste post . <BR><BR>Sugiro que publiques este post no [Rescaldo]IV PASSEIO BTT "CAMINHOS DO TREMOÇO" - CADIMA - No Forumbtt , aqui fica o link : http :/ www.forumbtt.net index.php topic,58522.msg611677.html#msg611677 ou http :/ www.casapovocadima.com / <BR><BR>Assim podes falar de uma forma directa com a organização e com todos os bttistas ...para quem teve cara de escrever isto, também deve ter cara para falar com a organização, a fim de esclarecer os ATENTADOS AMBIENTAIS. <BR><BR>Cumprimentos, <BR>Nuno Marques <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>PS-</A> /A&gt; /A&gt; Continua a lutar contra os ATENTADOS AMBIENTAIS, todos gostamos de passar por um local limpo. Mas antes certifica-te que não estás a cometer um erro ao acusares organizações, etc. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>PS-</A> Já passa-te pelo percurso outra vez? Se o fizeres agora se calhar perdes-te, porque essas fitas e placas já foram removidas quase na totalidae....digo isto, pela informação que a organização nos deu.
De O Contribuinte a 28 de Maio de 2009 às 17:49
Caro Nuno Marques, pela tua reacção percebi que foste atingido pela frase "pseudo-desportistas". Aquele conselho no final do "post" dirige-se a ti e a outros como tu que andam em cima duma bicicleta por andar. Não percebes o que se passa à tua volta. Se nem conheces a organização!!!

PS: Se quiseres que te esclareça algumas dúvidas sobre ambiente e pelo vistos tens muitas, repara no meu endereço de email que está no blogue. Contacta-me que terei todo o prazer em te esclarecer .
De Nuno a 28 de Maio de 2009 às 19:19
Olá amigo,

Tento dar o bom exemplo de não atirar lixo para o chão. Embora deixe algumas cascas de banana para trás (mas isso é estratégia).
Mas as embalagens das barras de cereais vão todas comigo para casa.
Vejo que ainda não tiras-te as rodinhas da tua bicicleta...Eu não ando por andar mas sim pelo desporto e pela competitividade, á que ser ambicioso :) e claro, o beneficio disto tudo é a paisagem dos locais por onde passamos...porque não é só pedalar que é bom...aqueles que só olham para a frente...é que não se apercebem.
Dúvidas sobre o ambiente?! vives em que mundo?! Com tanto meio de informação, tudo o que ouvimos e vê-mos, acho que me sinto mais que esclarecido.
Não és tu que vais esclarecer ninguém, pois está tudo a olhos vistos...mas é claro que à quem insista em deixar o mundo um pouco pior :)

Por acaso sabias a data da prova? para publicares as fotos com essa data, parece que não! Daí o problema do que tu escreves-te. Mais informo que já está tudo limpo...se quiseres fotos novas eu envio-te.

Não quero lavar mais roupa, pois não me sinto culpado de nada...só defendo que trabalha.

Cumps,
Aquele que nada vê e vê tudo...

De O Contribuinte a 28 de Maio de 2009 às 19:46
Caro "Nuno", mantenho o que disse.

Adeus.
De João Nogueira a 29 de Maio de 2009 às 15:43
Viva caro contribuinte!.
Venho aqui deixar o meu desagrado não tanto pelas suas palavras mas mais pelo o exemplo escolhido ou seja:
Acredito até que as suas palavras tenham algum fundamento , só que foi muito infeliz no exemplo escolhido, porque se o senhor fosse um praticante mas assíduo da modalidade em questão, facilmente iria descobrir melhores exemplos do que aquele que o Sr. .escolheu</a> e iria certamente saber de que evento se trataria e o porquê da existência de tanta fita ou seta .
Nas suas palavras denoto um desconhecimento completo do que é a organização de um evento deste tipo, caso não saiba as organizações de passeios de BTT tem que fazer a marcação previamente não podem fazer no dia e para alem de tentar contactar todos os proprietários fazer a limpeza do trajecto no final do evento, Mais uma vez friso que se o Sr. fosse uma praticante mais assíduo iria saber que a organização do evento que o Sr. da como exemplo é ela mesmo é um exemplo para seguir-mos, porque nos 4 eventos que já realizou é das únicas que eu conheço que no dia a seguir ao evento já esta a proceder á limpeza do trajecto e asseguro-lhe que os responsáveis fizeram tudo para contactar os proprietários dos terrenos.
Peço-lhe que de futuro tenha mais atenção aos exemplos dados e á escolha de palavras, e não tente falar sem conhecimento de causa, porque o BTT é dos poucos desportos que eu conheço em que se incute acima de tudo o respeito pela natureza, há coisas bem mais prejudicais e o Sr. não menciona nenhuma, e se quiser eu dou-lhe muitos, alguns dos quais o Sr. . até deve ser adepto.

Cumprimentos
De O Contribuinte a 29 de Maio de 2009 às 17:30
Caro João Nogueira, acho muito bem que defenda a sua "dama". No entanto remeto-o para a vizualização da fotografia da placa aparafusada à oliveirinha. Acha que isso é respeito pela Natureza?
De José Alves a 29 de Maio de 2009 às 23:12
Boa noite contribuinte.
Vejo que o seu blog, de repente quase se transformou num fórum. De qualquer modo quero felicitá-lo pelo seu post que denuncia o pouco cuidado que alguns têm para com o ambiente, principalmente os espaços florestais que tão ameaçados estão.
De O Contribuinte a 30 de Maio de 2009 às 13:02
Caro José Alves,
tento deste modo contribuir para despertar consciências.
De Carlos Monteiro a 30 de Maio de 2009 às 01:26
Caros Contribuinte, Nuno e José Nogueira Esta é minha opinião em relação ao assunto que tem sido debatido neste blog:
Penso que o BTT é um desporto muito saudável que comunga com a Natureza, com o qual me identifico e gosto muito de praticar. É pena que não tenha tempo para praticá-lo. Actualmente o BTT virou moda e ainda bem. Com o aumento do nº de praticantes começaram a popularizar-se as provas que aumentaram em número e frequência. E como em todos os desportos, também o BTT é praticado e organizado por todo o tipo de pessoas, umas com consciência ambiental como o Sr. Nuno, o Sr. João e a organização CAMINHOS DO TREMOÇO e outras nem por isso. Porque, se por um lado existem organizações que limpam tudo, existem outras (a maior parte) que não. Por exemplo, ocorreu uma prova/passeio de BTT na zona da Póvoa da Lomba e até há pouco tempo ainda se verificava a presença de fitas brancas de plástico por todo o lado. Sabem quanto tempo demora o polipropileno a degradar-se? 100 anos. Já cá não estamos mas estamos a hipotecar o futuro dos nossos filhos e netos. Por isso penso que este post colocado pelo contribuinte não é totalmente descabido uma vez que, concerteza , o Contribuinte não sabia se as marcações tinham sido colocadas por uma organização com consciência ambiental ou sem consciência ambiental. É claro que as árvores não têm sistema nervoso ou sensorial desenvolvido mas penso que existem alternativas às placas de plástico e aos parafusos cravados na árvore. Existem cartões prensados que facilmente se degradam após algumas semanas e porque não usar a velha ráfia para fixá-los.? De qualquer maneira, segundo o Sr. Nuno, já está tudo limpo, não sei se por causa da publicação deste post ou não, mas é uma atitude positiva. Assim como é positivo que o Contribuinte continue a publicar posts que promovam a defesa da Natureza.

Continuem a praticar desporto ao ar livre e a respeitar o ambiente.

Cumprimentos
Carlos Monteiro
De O Contribuinte a 30 de Maio de 2009 às 12:59
Amigo Carlos Monteiro,
as tuas palavras sensatas derivam da tua sensibilidade e dos conhecimentos técnico-científicos que possuis e que são uma mais valia, não só para este blogue, mas essencialmente um contributo muito válido para um futuro melhor.

Um abraço.
De Anónimo a 1 de Junho de 2009 às 22:30
É pena que haja consciências tão embrutecidas na nossa sociedade e que se auto-proclamam amantes e defensores da Natureza, mas depois fazem precisamente o contrário do que dizem. É o velho ditado popular em acção: "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço".

Apoio o post d'o Contribuinte e concordo. Numa actividade desportiva em que é suposto comungar com a Natureza não se pode permitir que a deixe marcada pela sua presença, muito pelo contrário. Caros praticantes de BTT , olhem à vossa volta antes, durante e depois de uma prova, pois devem deixar tudo como encontraram, como diz nas placas dos wc's públicos (desculpem a analogia).

O Bem da Natureza é o Bem de Todos!!!

P.S. Acho que o Sr. Nuno tem todo o direito de dar a sua opinião, mas julgo que, antes de o fazer por escrito, peça a alguém que corrija o seu português. Ou, pelo menos, pode mandar verificar a ortografia, neste mesmo blog. Julgo que os atentados ao português escrito são quase tão graves como os atentados ambientais. Há que cuidar do nosso Português e da Natureza!
De Ricardo a 3 de Junho de 2009 às 13:56
Há que cuidar do nosso querido Portugal, mas lamento que as pessoas desconheçam o mundo do btt, desconheçam o esforço que tem sido feito e as pressões que há hoje em dia sobre as organizações das provas / passeios... desconheçam que hoje em dia as fitas já não sejam oferecidas pelos patrocinadores sem a certeza da limpeza dos trilhos.
Concordo que tudo o que for feito em prol da Natureza é pouco mas neste caso concreto o Contribuinte não esteve bem (quanto mais não seja devido à questão das datas!). Se escreve um blog por causa de umas marcações de uma prova que ainda nem se realizou e que as fitas foram porteriormente retiradas, o que fará em relação a marcações que já têm 3 ou 4 anos? Em relação a estas os tais bttistas que não têm espírito ambiental organizam passeio com os amigos e recolhem-nas, mesmo não tendo nada a haver com a orgazição da dita prova!
Não participei na prova acima referenciada nem conheço ninguem da organização.
De O Contribuinte a 3 de Junho de 2009 às 14:59
Exactamente, caro Ricardo.:"Há que cuidar do nosso querido Portugal". Eu acrescento "respeito pelo nosso ambiente natural". Não percebo a obsessão (que não é só sua!!!) pelas datas? Isso interessa? O que é que está aqui em causa? O respeito pela Natureza (digo eu). Se o post não tivesse uma fotografia que identifica a organização o Ricardo faria aqui um comentário?

Cumprimentos, com desejos que volte sempre e comente outros post 's" neste blogue.
De Ricardo a 3 de Junho de 2009 às 17:25
Sim, faria! Não me interessa quem organizou a prova, apenas se quem organizou limpou os trilhos depois da prova! E neste caso foi criticada antes de ter um tempo mínimo para o fazer, a foto é tirada antes da prova! Para mim a questão das datas é esta.
Também devido a esta questão, foram adoptadas pelo pessoal do btt provas com roadbook (esquema com indicações e com os metros do caminho a seguir) e que estão a ter cada vez mais seguidores. Sabe quantas fitas ou placas são usadas nessas provas? 0!!! ZERO!!!
Não vou alargar-me mais, mas pode ter a certeza que somos milhares de bttistas a lutar pelo mesmo.
Unidos por um planeta melhor!
Cumprimentos.
De José Rodrigues a 3 de Junho de 2009 às 21:00
Senhor Ricardo o senhor da maneira como escreve dá razão ao senhor Contribuinte. Também acho que as datas não são problema mas sim a forma como foram afixadas algumas placas (em árvores com parafusos). No que diz respeito à limpeza do trilho, olhe eu também o conheço e posso garantir-lhe que ainda há fitas de plástico azuis presas às árvores. Se foi esta organização ou outra que os deixou ficar, isso não sei, mas que é feio lá isso é. E sabe uma coisa? Costuma-se dizer que "onde não há moralidade... pagam todos" e este é o caso. Cumprimentos

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. LIMPAR PORTUGAL NO ZAMBUJ...

. O MALFADADO CONTENTOR DO ...

. DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕE...

. ATENTADOS AMBIENTAIS

. ESTREIA DO "PROJECTO 25"

. O CU DO CONCELHO

. "TOY", O CÃO LIBERTÁRIO

. CASCAIS - CAIXOTES DO LIX...

. EMIGRAÇÃO CLANDESTINA E I...

.arquivos

. Março 2010

. Dezembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds